A armazenagem é uma área da logística? Ela está presente em todas as empresas? Qual a sua real importância? Existe algum sistema ou tecnologia para melhorar controle e eficiência da armazenagem? Ela pode pode trazer algum ganho para a empresa ou é apenas um gasto?
 
Enfim, são muitas as dúvidas a respeito da armazenagem, até mesmo de profissionais da área de logística que acabam por vezes trabalhando no dia a dia com a prática dos processos mas não sabem os resultados reais que trazem para a empresa, muito menos toda a teoria por trás de cada ação.
 
Para dar uma pincelada geral no assunto deste artigo, com boas práticas de armazenagem as empresas garantem um melhor aproveitamento dos recursos de logística e evitam que os produtos sejam danificados ou desperdiçados. Por outro lado, se a empresa não dá importância para estas questões, pode provocar prejuízos e dificuldades de gerenciamento do armazém.
 
Sendo assim, para que a sua operação traga os resultados tão sonhados e seja eficiente e vantajosa, é necessário conhecer bem este mundo da armazenagem logística. Quanto mais conhecimento tiver, melhores decisões serão tomadas e o acompanhamento dos processos terá total confiança.
 
Então continue a leitura deste artigo e abra os olhos para essa área da logística, que está cada vez mais se tornando vantagem competitiva. Este artigo vai trazer os conceitos e significados, as responsabilidades, os pontos de atenção, os tipos, importância, vantagens e ainda dar dicas de melhorias e evolução da armazenagem. Aproveite!

O que é logística de armazenagem?

A logística de armazenagem, também conhecida como logística de depósito ou de estoque, é a área da logística que abrange todos os fatores e variáveis envolvidas na armazenagem de matérias-primas, produtos em processo ou produtos acabados. Portanto, abrange todos os fatores de organização, movimentação e gerenciamento desses produtos no âmbito da sua armazenagem, incluindo seus fluxos de informação e tomadas de decisão.
 
O objetivo dessa área da logística é sempre manter as operações do armazém/depósito em pleno funcionamento, sem problemas. Se possível ainda, trazer vantagens competitivas nessa área, podendo ser em redução de custos, de tempo, de desperdícios, de mão-de-obra, melhoria no controle, enfim, tudo o que puder trazer benefícios e resultados melhores para a empresa.

A evolução da logística de armazenagem com o tempo

Quando se fala em armazéns, vêm à mente de muitas pessoas aqueles galpões grandes, com muito espaço e que serviam para guardar os mais diversos tipos de itens, podendo ser tanto para matérias-primas como para produtos em processo ou acabados.
 
A questão é que não víamos esses lugares com possibilidade de agregar mais nada, apenas armazenar itens. Dessa forma, seriam considerados grandes gastos com aluguel ou compra do imóvel, energia, eletricidade, segurança, entre outros, apenas para a empresa manter o produto, este sim, essencial para a geração de receita.
 
Entretanto, essa visão simplória dos armazéns está mudando. Com o tempo, as empresas passaram a perceber que o serviço de armazenagem poderia render mais do que já estava trazendo. Poderia ser útil de outras formas que pudessem gerar vantagem competitiva.
 
Foram percebendo que os armazéns têm espaço de sobra para fluxos de materiais  e gestão mais inteligente dos mesmos, possibilitando o controle de toda a operação. Apenas guardar produtos, foi ficando defasado, e as empresas que não acordassem para essas novas estratégias ficariam para trás.
 
Quando se fala de controle de toda a operação, estamos nos referindo ao controle de entrada, de saída, gerenciamento do estoque (WMS), proteção de materiais, distribuição, previsão e controle de demanda, entre outros. Tudo isso acaba influenciando nas decisões de capacidade de produção, ampliando ou reduzindo conforme a demanda externa e a capacidade de armazenamento e controle.
 
Dessa forma, o local que tinha a função de apenas estocar itens tornava-se um setor chave e essencial para a empresa. A partir das decisões de gestão do armazém, é possível customizar todas as atividades da empresa visando aumentar o lucro.
 
O controle das operações logísticas com o armazém, mencionado anteriormente, possibilitou a otimização dos processos, fluxos mais eficientes de informação, melhor controle dos inventários, melhoria na qualidade dos serviços e das boas práticas operacionais. 
 
Além disso, a parte mais operacional também foi evoluída, com melhores técnicas e equipamentos de movimentação de materiais, metodologias de estocagem e até processamento de pedidos. Tudo isso ainda se traduz em uma redução de custos de armazenagem bem significativa.

Principais responsabilidades da área de armazenagem

Considerando as explicações e definições sobre a logística de armazenagem dadas anteriormente, percebemos que essas atividades necessitam de muito planejamento, e que para um desempenho transparente e eficiente é preciso de condições específicas.
 
A localização do depósito/armazém, por exemplo, é extremamente importante para o sucesso das operações, pois precisa se atentar ao trânsito, aos meios de transporte com acesso, às distâncias a outros pontos de interesse como fornecedores ou clientes, entre outros fatores.
 
O Espaço físico também é muito importante, principalmente em relação ao tamanho da área do armazém, que precisa ser compatível com a demanda de armazenagem e com o tamanho dos itens. O objetivo é sempre facilitar as operações internas de movimentação de cargas. Além disso, a facilidade de acesso dos meios de transporte que serão utilizados, como caminhões. Precisa ter boas entradas e saídas, com espaço suficiente para realização das manobras e encaixe nas docas ou áreas de expedição.
 
Outra questão é o arranjo físico interno do armazém, falando também das estruturas de armazenagem, para se adequar às características e necessidades dos produtos. O objetivo é sempre otimizar os espaços e receber maior quantidade de itens para a mesma estrutura física, e realizando a menor movimentação interna possível. 
 
Este assunto de otimização do espaço é tão interessante que temos outro artigo super completo que explica tudo e ainda traz várias dicas valiosas para otimizar o seu espaço de estoque. Dá uma conferida no nosso artigo: Como aproveitar melhor o espaço no seu estoque/armazém? Garanto que vai se surpreender.
 
Voltando para as condições e responsabilidades, temos os recursos humanos, composto por operadores de equipamentos, conferentes, carregadores, supervisores, e os próprios gestores de armazém, que precisam ser profissionais qualificados pois representam grande parte do custo total.
 
Por último ainda tem os sistemas tecnológicos voltados para a otimização das operações e do fluxo de informação dos armazéns. Este é um ponto muito importante, grande fator de vantagem competitiva. 
 
Estamos falando dos sistemas de gerenciamento de estoques WMS (Warehouse Management System). São extremamente importantes para a empresa manter o controle de todas as movimentações e minimizar os erros, muitas vezes causados por operações manuais lentas e antiquadas dentro do estoque. 
 
Com o WMS, a empresa garante eficiência máxima em todos os processos logísticos de armazenagem.
 
Se você quer conhecer e entender um pouco mais sobre os sistemas WMS, como eles funcionam e ajudam as empresas, confere o nosso artigo específico sobre os sistemas de gestão de estoque. Garanto que vai se surpreender.
 
Resumindo, a complexidade da armazenagem varia muito de acordo com o material ou produto e as normas a serem seguidas. Aspectos como fragilidade, volume, peso, forma, materiais perecíveis ou sensíveis à temperatura, inflamáveis, entre outros, são muito necessários levar em consideração.

O que é necessário para as operações de um armazém?

Para um armazém funcionar corretamente, com boas práticas e integração com o resto da empresa, são necessários alguns elementos básicos. 
 
Dentre eles, um dos principais é um bom software de gerenciamento de estoques/armazéns (WMS). Como já explicado anteriormente, é essencial para garantir o controle total das movimentações de mercadorias e minimização de erros. Já falei bastante e falo novamente: hoje em dia, uma empresa competitiva precisa ter um bom sistema WMS!
 
Outros elementos são as estruturas de armazenagem, como prateleiras, porta-pallets, sistemas de rack, etc, que permitem facilidade no acesso aos produtos e capacidade máxima de aproveitamento do espaço, além de segurança no armazenamento.
 
Em casos de produtos que necessitem de uma faixa de temperatura ou umidade específica, um sistema de controle climático como refrigeradores ou ar condicionados são importantes. Por exemplo, produtos alimentícios congelados que precisam de refrigeração, ou mesmo medicamentos e outros produtos químicos que precisam de umidades e temperaturas específicas para seu correto armazenamento.
 
Outros elementos imprescindíveis para as operações de um armazém são os equipamentos de movimentação, como paleteiras, empilhadeiras e esteiras, que farão a movimentação das mercadorias de um ponto a outro dentro do depósito, ou até mesmo entre diferentes depósitos.
 
Tão importante quanto os equipamentos são os profissionais que manuseiam e operam esses equipamentos. Sem pessoas habilidosas e capacitadas para essas operações de movimentação é impossível ter um armazém eficaz. Nisso também inclui os profissionais que separam, coletam, armazenam e operam os coletores de dados, ou fazem tudo isso de forma manual. 
 
E por último, muitos esquecem de manter um bom sistema de segurança para proteger o armazém com todos os equipamentos e os próprios produtos armazenados. E isso se torna mais importante conforme aumenta o porte da empresa.

Tipos de armazenagem

A armazenagem também é subdividida em vários tipos, segundo os seus objetivos. Algumas buscam um melhor aproveitamento do espaço disponível, e são conhecidas como armazenagem por tamanho. A por agrupamento é ao contrário, pois prioriza a organização e arrumação ao invés do aproveitamento do espaço.
 
O armazenamento por frequência leva em consideração o acesso e facilidade na entrada e saída de certos produtos. A de área externa é, como o nome já diz, armazenagem de mercadorias mais resistentes em ambiente externo, como no setor de indústria pesada, em metalúrgicas e construção civil. É interessante pois tem baixo custo de instalações.
 
Por último a especial, onde os produtos são mais frágeis ou demandam cuidados específicos, como climatização ou ambientes isolados, em casos de inflamáveis ou até mesmo de produtos perecíveis.
 
Empresas maiores que trabalham com grande variedade de produtos muitas vezes precisam mesclar diferentes tipos de armazenagem.

Formas de melhorar a sua armazenagem logística

A realidade dos gerentes de logística responsáveis pelos armazéns/depósitos é complicada. Seu dia a dia é bastante corrido, muitas preocupações, muita pressão, constante necessidade de resolução de problemas e tomadas de decisão. Se ele não possui muitas informações para a correta tomada de decisão, isso pode prejudicar bastante tanto na velocidade como na qualidade das ações de gestão.
 
Portanto, a melhor forma de melhorar a armazenagem logística de uma empresa é buscar o melhor sistema de gerenciamento de estoque WMS possível, o qual vai trazer todas as informações em tempo real sobre as operações.
 
Rastreabilidade total de todas as movimentações do armazém é imprescindível, mas não são todos os WMS do mercado que possuem tais funcionalidades. Daí a importância de fazer uma boa aquisição. Além disso, os endereçamentos inteligentes das cargas, baseados nos parâmetros de armazenagem de cada empresa. O controle total, sem perda de dados e com redução máxima de erros dos operadores.
 
Oferecem ainda uma visão completa dos operadores e dos equipamentos, histórico de cada operação com dados de horário, operador, movimentação, lote, etc. Sugestões inteligentes da melhor combinação de operador – equipamento – carga – endereço para otimizar as operações. Abrange todos os processos dentro do armazém, desde a entrada/recebimento dos itens até a separação e expedição.
 
Hoje, um WMS deixa de ser apenas um diferencial, uma forma segura de melhorar a logística de armazenamento. Ele se torna uma verdadeira necessidade competitiva no armazenamento. Se quiser saber um pouco mais sobre essa impressionante ferramenta, pode dar uma conferida no nosso artigo que explica tudo sobre o WMS, que já comentei anteriormente.

Vantagens que uma boa armazenagem logística pode trazer para as empresas

A finalidade de toda e qualquer empresa com suas ações é simplesmente o aumento dos lucros. Isso pode ser conquistado basicamente de duas formas: com o aumento de receita e/ou a redução de custos.
 
A armazenagem segue exatamente a mesma ideia. O bom funcionamento das operações do estoque, com inventário e movimentações corretas, o recebimento manual ou automático realizado em tempo real, a separação/picking sem erros dos operadores, a expedição sendo feita na hora certa e com os itens certos, entre outras coisas. Tudo isso vai permitir um aumento de receita e redução de desperdícios, e, consequentemente, de custos.
 
A ferramenta WMS que já foi falada bastante nesse artigo, volta aqui novamente. Mas é necessário, pois a empresa só conseguirá essas vantagens se trabalhar com o seu melhor nível de operação, e só vai conseguir isso com um WMS. 
 
Com a implementação de um WMS completo para controlar a armazenagem logística, a empresa vai garantir precisão máxima nas contagens de itens de inventário e terá uma grande redução de erros, que levam a uma redução de retrabalho (como envios de itens errados, no momento errado ou para os clientes errados).
 
Além disso, permite o máximo aproveitamento do espaço físico do armazém, podendo trabalhar com maior capacidade ou menores custos fixos com funcionários e instalações e estruturas.
 
Os operadores não precisam mais imprimir aqueles longos relatórios e sair procurando cada item que está na lista de pedidos do cliente dentro daquele armazém imenso, até voltar ao terminal para atualizar manualmente as informações de entrada e saída. Pense em quando tempo é perdido nisso, fora as grandes probabilidades de erros.
 
Os WMS trabalham com dispositivos móveis, como coletores de dados para os mais conservadores e tablets ou smartphones nos mais modernos. Isso facilita muito a vida do operador em todas as suas tarefas, como conferências, armazenagem, separação, etc.
 
Tudo isso traz muito mais agilidade para o atendimento dos clientes e aumento da capacidade. Resultado? Total satisfação dos clientes e muito mais receita com redução de custo.

Considerações finais sobre a logística de armazenagem

A logística de armazenagem está em constante evolução. É grande responsabilidade dos gestores de logística da área de armazenagem estarem sempre atualizados e buscando melhorias. 
 
Essas melhorias podem estar num simples método de separar uma carga, ou então nos modelos de estruturas físicas de armazenagem do galpão, para otimizar seu aproveitamento de espaço ou o seu acesso. Pode estar no bom treinamento de um funcionário antigo, que passa a produzir muito mais e só então a empresa percebe que o problema não era com ele, mas sim com o modo de passar o trabalho para ele.
 
As melhorias podem claramente estar na implantação de um bom sistema de gerenciamento de estoques WMS, que será capaz de otimizar e controlar todas as operações do armazém e aumentar o lucro da empresa. Esta ferramenta permite um aproveitamento total dos investimentos.
 
O fato é que o modelo tradicional de armazenagem está ficando defasado. O que antigamente era apenas um setor que gerava gastos para a empresa armazenar seus produtos e materiais, hoje cada vez mais é encarado como uma área de grande potencial para oferecer vantagem competitiva.
 
Nesse artigo vimos as principais características dessa área tão interessante da logística, e até dicas valiosas para melhorar as operações do seu armazém, caso você seja um profissional da área.
Se ficou interessado em saber mais ou gostaria de tirar algumas dúvidas, entre em contato com a nossa equipe que estaremos prontos para te ajudar como precisar! Pode nos mandar um e-mail ou ligar, você que sabe. E não deixe de conferir nossos outros conteúdos e conversar com a gente. Vamos crescendo juntos!
Email da nossa equipe: comercial@dalmark.com.br

O que acha de conversarmos sobre como podemos te ajudar?

Deixe uma resposta