Como o nome já diz, a logística de produção é a principal responsável pelo abastecimento dos postos de trabalho dos operadores e das máquinas, fornecendo toda a matéria-prima e os materiais necessário para a produção dos itens nas fábricas.
Este tipo de logística não trata apenas da produção propriamente dita, mas também de outros processos internos de cada ramo industrial, como: montagem, embalagem, cura, limpeza, pintura, controle de qualidade, inspeção, entre outros.
Sendo assim, é a parte da logística que atua mais diretamente com o produto, as máquinas e os operadores no chão de fábrica. Isso vai desde o abastecimento das máquinas com matéria-prima, passando pelos estoques e armazenamentos intermediários, dos produtos ainda em processo, e finalizando na disposição dos itens recém produzidos no estoque de produto acabado.
Além de controlar todo o fluxo de materiais dentro da fábrica, a logística de produção ainda cuida do fluxo de informações dos materiais e do produto. Ou seja, emite todas as requisições e ordens internas de movimentação, entrada, saída, expedição, entre outras, que variam conforme o funcionamento da empresa.
Este tipo de logística pode também atuar em nível mais estratégico e mercadológico, trabalhando com previsão de demanda e, com isso, criar um planejamento de curto, médio e longo prazo para a produção.
Por meio desse planejamento, é possível evitar ao máximo possíveis desperdícios da produção, comuns neste meio. As empresas que conseguem desenvolver um bom planejamento de produção e reduzir os desperdícios produtivos estão muito à frente das concorrentes quando se fala em competitividade. Por isso a tamanha importância deste tipo de logística, trabalhando diretamente com o produto essencial de cada indústria.
Deixe uma resposta